sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Trabalho em equipe: O Líder segundo Peter Drucker

Se tornar um Líder não o torna necessariamente um bom Líder. por mais que se repita esta frase, fico impressionado como as empresas não a levam como um norte na hora de preparar e selecionar seus futuros líderes. Peter Drucker acreditava que existiam dois tipos de liderança: a liderança nata e a liderança que podia ser ensinada e aprendida.
Dezenas de artigos e matérias têm salientado a dificuldade que as empresas estão enfrentando por eleger líderes fracos e despreparados para conduzir grandes projetos e equipes. Esses mesmos líderes acabam por não perceber suas dificuldades e fraquezas e não modificam seu comportamento, o que acaba gerando um grande círculo vicioso que, ultimamente, só tem acabado em duas situações: com a demissão do líder em questão ou com a total e completa "tragédia" na empresa.
Mas como remediar isso? Se você não é um líder nato a melhor alternativa que você tem é procurar qualificação e, sim, aprender a liderar, da mesma forma que você aprendeu português e Matemática.
A qualificação também de nada adianta se você não tiver Atitude de líder. O próprio Peter Drucker deu a dica das oito atitudes essenciais de um bom líder:
1) Perguntar sobre as providências a serem necessariamente tomadas
2) Buscar as coisas certas para a empresa
3) Ter um plano de ação claro
4) Não fugir da responsabilidade
5) Ser um bom comunicador
6) Ter foco em oportunidades, não em problemas
7) Transformar as reuniões em acontecimentos produtivos
8) Usar o pronome "NÓS" e evitar o "EU"
Outro ponto importante para a formação de um bom líder é a capacidade de motivar sua equipe sempre. Uma equipe motivada rende sempre muito mais do que uma equipe desmotivada. E para isso, não existe fórmula mágica, o líder deverá criar a capacidade de identificar como motivar sua equipe de uma forma consistente, para que essa produza sempre além das expectativas.
Se você é ou deseja ser um líder, atente para esses pontos e busque crescimento e qualificação constantemente. Pois aqueles que não nascem lideres natos têm que estudar muito para assumir uma equipe e os que são lideres natos adquirindo mais conhecimento terão um importante diferencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário