terça-feira, 13 de outubro de 2009

Motivação

As Dinâmicas de Grupos e a Motivação

Acredito que é função do líder, aquele que verdadeiramente influencia sua equipe, investir no relacionamento e integração dos seus liderados.
Para tanto, através das dinâmicas, ele pode conseguir uma maior interação entre a equipe. Sobretudo porque a tecnologia e a vida moderna nos trouxeram muitos desafios no trabalho e na família. E ainda, porque a maioria das pessoas não estão preparadas para enfrentá-los.
A exemplo disso temos a competição por uma vaga no mercado de trabalho, a competição no próprio trabalho, as mudanças de valores e de paradigmas da sociedade moderna, a busca desenfreada por uma posição na sociedade, o consumismo, etc. Fatores que influenciam no comportamento das pessoas e afetam diretamente o relacionamento no trabalho e na família.
Em minha opinião, o líder deve ser capaz de identificar as mudanças comportamentais dos seus liderados, principalmente, as que estão influenciando o relacionamento interpessoal. Sabemos que não é tão simples assim! Mas acredito que um dos objetivos das dinâmicas de integração é o de aproximar o líder de seus liderados, criando um canal de comunicação. Só assim, através de um relacionamento próximo e de confiança mútua, é que as questões que afetam as pessoas no trabalho podem ser resolvidas. Por exemplo:
· Criando e mantendo um clima de informalidades e estimulo à participação de todos;
· Aproveitando as ideias e sugestões da equipe;
· Aprendendo e crescendo com a equipe de colaboradores, etc.

Uma vez identificas, as mudanças comportamentais, os líderes podem trabalhar a questão motivacional, ou seja, aproveitar o potencial das pessoas.
Acredito que a pessoa motivada é capaz de realizar coisas que até ela duvida. Ou seja, realizar feitos que pensasse não poder realizar. A motivação transforma o comportamento das pessoas, tornando-as mais crentes de seu próprio potencial. No entanto, muitos fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo: Fatores que motivam um determinado indivíduo podem não motivar outros. As pessoas têm necessidades diferentes e em níveis diferentes. Para realizar o mesmo trabalho um indivíduo pode se sentir motivado pela remuneração, enquanto outro pode se sentir desmotivado pela mesma remuneração oferecida. Ou ainda, pelo tipo de atividade, por um simples elogio, reconhecimento, etc. Portanto, Cabe aos gestores, identificar e oferecer, na medida do possível, as ferramentas necessárias para que as pessoas se sintam motivadas.

Geraldo Magela Mendes Vieira

Bacharel em Administração de empresas. Já atuei no setor Público, nas áreas financeira, recursos humanos e materiais , nível gerencial. Gosto de estar sempre atualizado e atualmente curso o MBA em Gestão de Empresas da Saúde - FELUMA- Faculdade de ciências médicas de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário