quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Peter Drucker e os três tipos de time

Durante uma conversa com o "pai do marketing" Philip Kotler, nos bastidores do fórum mundial de Marketing e vendas, ele falou: "se eu sou o pai do Marketing, Peter Drucker foi o avô". A frase dita por Philip Kotler não foi apenas uma brincadeira, mas sim um reconhecimento do trabalho feito por seu colega de profissão. Apesar das mudanças que ocorrem diariamente no mundo a todo momento os pensamentos de Peter Drucker ainda são muito atuais.
Em um de seus livros chamado "Management" Peter Drucker comenta a respeito de três times, como eles atuam, quem são seus componentes, quais seus desafios e suas vantagens, dando exemplos esportivos para explicar melhor sua teoria.

Time de Baseball: Os jogadores jogam no time, mas não como um time. Possuem posições fixas que não mudam nunca. Esse time pode ser comparado com a indústria com sua linha de produção e trabalho em série.

Time de Futebol: Os jogadores também possuem posições fixas, mas eles jogam como uma equipe. o trabalho dos mesmos acontece em paralelo. É preciso ter um técnico para ditar as regras e organizar o time com estratégias bem definidas. As estrelas desse time podem ajudar a levar o time à frente, como também desestabilizar a equipe, causando inveja ou algo do tipo.

Duplas de Tênis: Esse é o time que provavelmente gera as inovações genuínas. Nele os jogadores possuem uma posição primária e precisam "cobrir" os espaços deixados pelo parceiro. Precisam também se ajustar aos pontos fortes e fracos do parceiro e a todas rápidas mudanças do jogo.

Segundo ele não existe time certo ou errado. Cada possui uma característica diferente com pontos fortes e fracos. Cada situação exige um tipo de time. O time de Basseball, por exemplo, é ótimo para atividades operacionais e repetitivas. nele avaliamos claramente o desempenho individual de cada colaborador. como cada posição é fixa e não interage muito com as outras, é possível colocar uma "estrela" em uma posição não importando o temperamento, individualismo ou arrogância.
Já no time de futebol, é necessário o direcionamento de um técnico. como o formato da equipe é mais flexível, o talento individual é importante, mas um time unido e bem direcionado acaba valendo mais. Existem as estrelas, mas eles dependem do time para jogar. cada jogador precisa realizar tarefas que sejam coerentes com otrabaho dos outros colaboradores.
Nas duplas de tênis, o time precisa ser pequeno e os jogadores precisam se conhecer muito bem. precisa haver um objetivo bem claro, mas também flexibilidade no desempenho e trabalho de cada membro da equipe. A vitória pode ser conquistada de várias formas e a capacidade de adaptação é imprescindível.
Cada uma dessas equipes precisam de um tipo de liderança diferente, assim como colaboradores e estratégias diferentes para alcançarem seus objetivos.

Um comentário:

  1. ficou massa o site agora é so divulgar. Boa sorte ai irmao fica com Deus.

    ResponderExcluir